27 de abril de 2009

O mau exemplo.....

Na semana passa ao assistir a TV justiça, observei com tristeza o que se passa na mais alta corte do poder judiciário brasileiro. O STF, deveria ser exemplo de serenidade e maturidade emocional, mas, infelizmente, virou palco para um verdadeiro “bate-boca”. Não vem ao caso quem está com a razão, mas sim, se é dessa forma que se resolvem os problemas da nação, e, pior; é esse o ensinamento a ser dado aos futuros juristas brasileiros
Mesmo negando uma crise institucional do judiciário, é difícil não se revoltar com tanta falácia e atos incoerentes com o propósito constitucional e democrático, buscado com tanto sacrifício pelos brasileiros. O STF deveria ponderar suas atitudes, ainda mais em um período de tanta descrença com os órgãos do poder, por parte da opinião pública.

18 de abril de 2009

John Locke – O individualismo liberal

     O homem livre a muito é um binômio, notado e discutido, mesmo antes do iluminismo e das grandes revoluções. Esse tema foi tratado com profundidade impar  por John Locke.

      Para esse pensador, o homem é livre por natureza, não necessitando de um “pacto-social” para existir, pois, a liberdade, é ainda mais remota que o próprio estado de natureza.

       A visão de “pacto-social”, para Locke é; o Estado, detentor do poder dado pelos cidadãos, por meio do citado acordo, é o responsável por garantir a propriedade privada, sem violá-lo. O Estado não cria a propriedade privada ou concede a liberdade ao homem, no entanto, o dever do estado é o de protege estes direitos