1 de setembro de 2011

Mutirão - Alunos ajudam na agilização de alvarás de pagamento de precatórios




TJSP e OAB SP assinam Termo de Cooperação que conta com a ajuda voluntária de estudantes de Direito com objetivo de acelerar os trabalhos

        O Tribunal de Justiça de São Paulo e a Ordem dos Advogados do Brasil firmaram, nesta quinta-feira (1º), Termo de Cooperação Institucional para realização de Mutirão dos Acadêmicos de Direito,  que realizarão trabalho voluntário no Judiciário paulista. 

        Dos cerca de 250 alunos já inscritos, serão selecionados, em um primeiro momento, por se tratar de projeto-piloto, trinta estudantes que atuarão em cinco sábados voluntariamente. Segundo os dois presidentes (TJSP e OAB SP), “estamos fazendo história”. D’Urso disse também que o TJSP está atento aos pleitos da Ordem e comprometido com o ideal de Justiça. 

        O presidente da Comissão do Acadêmico de Direito da OAB SP, Aleksander Mendes Zakimi, citou o empenho dos juízes assessores da Presidência Valéria Longobardi Maldonado e Nuncio Theophilo Neto. “Estamos gratos pela inestimável colaboração da OAB SP, desta vez ajudando na aceleração dos alvarás de pagamento de  precatórios junto à Vara das Execuções da Fazenda Pública. Essa ajuda possibilita mais eficiência em prol da população”, disse o presidente Bedran. 

        O projeto chamado “De Mãos Dadas pela Justiça” será inicialmente implantado  na Vara de Execuções do Fórum da Fazenda Pública. De acordo com o presidente da OAB SP, Luiz Flávio Borges D’Urso, a proposta é expandi-lo para todo o Estado: “O convênio assinado com o Tribunal de Justiça propicia um mutirão, que estudantes de Direito arregimentados pela OAB SP,  possam ter a oportunidade de aprender. Temos trabalhado no sentido de contribuir com o Judiciário no interesse da advocacia e do jurisdicionado e esse projeto reúne esses elementos, no interesse da população.", afirmou D’Urso. 

        Os estudantes de Direito do projeto recebem um certificado de 25 horas para abater nas atividades complementares, obrigatórias no curso de Direito. “Também poderão incluir em seus currículos a realização de um importante trabalho voluntário, que conta pontos no mercado de trabalho”, ressaltou Aleksander Mendes Zakimi.

        Durante a assinatura do convênio, estiveram presentes o vice-presidente do TJSP, desembargador José Santana; o corregedor-geral da Justiça, desembargador Maurício Vidigal; o vice-presidente da OAB SP e presidente da Comissão de Assuntos do Judiciário, Marcos da Costa; o presidente da Subseção de Bebedouro, Edson Antonio Leme; e os juízes assessores da Presidência Valéria Longobardi Maldonado e Nuncio Theophilo Neto.
Fonte: TJSP