2 de outubro de 2009

Advogado # advogado.

Caros colegas do Direito, para iniciar minha argumentação que segue, escolhi um tema que vem a minha mente várias vezes ao dia, ou quando estou em sala de aula. Sei que isto já aconteceu com vocês, ou seja, a “pergunta brilhante” (totalmente fora do assunto da aula e pior, demonstrando que o aluno nada entendeu da matéria em discussão, isso quando a mesma não é contrária aos princípios que norteiam a boa advocacia).

Com base na ideia supra mencionada e em outros fatores, dos quais não entrarei em detalhes, cheguei a uma conclusão infeliz, qual seja, muitos colegas não estão minimamente preparados para cursarem uma faculdade de Direito, não me refiro somente aos aspectos educacionais, não, estou sendo mais profundo em minha crítica. Faço referência a formação cultural, ideológica e política.

Esses pontos que acabei de citar são muito importantes no dia a dia de um Advogado, pois, são a base para resolução de diversos conflitos básicos ,e , que mesmos não aparentando, podem ser um diferencial entre um bom advogado e um advogado medíocre. Imaginemos um defensor trabalhista que não conheça as teorias de Marx ou um constitucionalista que pouco sabe de Locke e seus pares.

A faculdade dá uma pequena base, o impulso inicial na busca do conhecimento, por tanto, cabe ao aluno seguir tal caminho a ele apresentado.

Deixo um alerta O diploma de bacharel em direito ou mesmo uma carteira de Ordem (OAB) não podem transformar alguém do dia para a noite em um Advogado, digo advogado no conceito estrito da palavra, qual seja, aquele que conhece o direito, que busca interpretar de forma justa as leis, sempre vislumbrando alcançar a equidade no caso concreto, valorizando e seguindo os princípios constitucionalista e humanista fortalecidos ao longo da evolução humana.

Aqui vai minha homenagem a Rui Barbosa, um verdadeiro Advogado.
Marcelo Alves