29 de março de 2011

Emoção marca despedida do desembargador Decio Sebastião Daidone




Na última terça-feira (22), ocorreu a última sessão da 3ª Turma do TRT-2 com a presença do desembargador Decio Sebastião Daidone. Diante de sua iminente aposentadoria, mostrou-se muito emocionado e com forte identificação com a turma. “Nasci nessa turma para o tribunal”, afirmou.

Colegas magistradas pediram a palavra para prestar homenagens e felicitá-lo. Todas destacaram o lado humano e a forma serena como conduzia o seu trabalho. Ao final, ganhou um arranjo de flores com um cartão dado pelos servidores da secretaria.

Já às 13h dessa segunda-feira (28), o desembargador Carlos Francisco Berardo, vice-presidente administrativo em exercício da Presidência, abriu a última sessão plenária da qual o desembargador Decio Daidone faria parte.

A magistrada Silvia Devonald abriu as homenagens falando em nome de todos os desembargadores. Ela fez um breve histórico da carreira do colega de trabalho e destacou a importância da participação da família dele no decorrer da vida profissional, inclusive citando nominalmente esposa, filhos e netos. Enalteceu, também, características pessoais, como a “firmeza de caráter e o comprometimento com a instituição”. Por fim, ela afirmou ter ele deixado uma “marca indelével neste tribunal” e exemplificou citando a conquista do terreno da Barra Funda para a construção da nova sede no final da gestão do homenageado como presidente do TRT-2.

O toque familiar da sessão foi reforçado com a fala da servidora Maria Cláudia Daidone, filha do desembargador. Ela afirmou ter acompanhado todos os momentos do pai como magistrado e lembrou o dia da nomeação para juiz substituto do trabalho. Disse, ainda, sempre ver no pai ânimo para o trabalho. “Nunca ouvi ele dizer com desânimo ‘hoje vou trabalhar’”.

Na sequência, um dos depoimentos mais emocionados foi o da desembargadora Sonia Maria Franzini, vice-presidente judicial, falando da preocupação do ex-presidente do tribunal com as constantes melhorias para o TRT-2, sem nunca se esquecer da 1ª instância. Sobre o lado pessoal, ela falou que “o que mais causou admiração foi a serenidade do magistrado”. Mais cinco desembargadoras pediram a palavra para render homenagens.

Quando, enfim, chegou o momento de seu breve discurso, o desembargador Decio Daidone já estava tomado pela emoção e assumiu que seria difícil falar naquele momento. Ao falar da esposa, foi enfático na importância da companheira durante todo o seu trajeto profissional. “Ser aprovado (no concurso para juiz) foi, muito, graças a ela. E aos meus filhos também.” Demonstrando apego não só ao trabalho, como também a todos com quem trabalhou, pediu: “peço licença para de vez em quando vir aqui ver como vocês estão”.

Ao terminar suas palavras, todos no Pleno se levantaram para aplaudi-lo. No entanto, a emoção não permitiu que o homenageado se levantasse de imediato. Recomposto, ele levantou e acenou a todos agradecendo a saudação.

Encerrando as palavras de homenagem do Pleno, vieram os votos de felicitação e os agradecimentos dados pelo desembargador Carlos Francisco Berardo: “Só me resta agradecer a Vossa Excelência, em nome do tribunal, toda a dedicação da sua vida, todo seu empenho em solucionar as questões, em sua colaboração para a paz social."

Galeria dos presidentes


Após o término da sessão plenária, os desembargadores e convidados subiram ao 24º andar do Ed. Sede, para a inauguração do retrato do desembargador Decio Sebastião Daidone na galeria de presidentes do TRT-2. No local, ouviram breves palavras de dois dos netos do homenageado.

O desembargador Decio Sebastião Daidone deixa a carreira de magistrado após mais de 30 anos exercendo a profissão. Foi eleito corregedor regional para o biênio 2006/2008 e presidente do tribunal no biênio 2008/2010.

Veja fotos da sessão da 3ª Turma.

Veja fotos da Sessão do Pleno.

Texto/Fonte: TRT 2ª Região