8 de abril de 2011

Acusados de matar executivo são condenados a vinte anos de reclusão.

A Justiça de São Paulo condenou na quinta-feira (7) o vigilante Osmar Gonzaga Lima e o autônomo Paulo dos Santos a vinte anos de reclusão cada, em regime inicialmente fechado, pela prática de homicídio duplamente qualificado contra o executivo do ramo frigorífico, Humberto de Campos Magalhães. O crime aconteceu no dia 4 de dezembro de 2008, na Rua Alfenas, na Vila Leopoldina, Zona Oeste da Capital.

Segundo consta do processo, os acusados teriam sido contratados para matar Humberto por ordem de sua ex-esposa, Giselma Carmem Campos Carneiro Magalhães.

No julgamento, o Conselho de Sentença confirmou Santos como autor do crime além da participação de Lima, e reconheceu as duas qualificadoras descritas na pronúncia (torpeza mediante paga e emboscada).


De acordo com a sentença proferida pela juíza Eliana Cassales Tosi de Mello, do 5º Tribunal do Júri de São Paulo, “merece ser salientada a repugnância e frieza da ação por eles praticada, ao ceifar a vida de uma pessoa que sequer conheciam, a qual não havia se envolvido em nenhum desentendimento anterior, a indicar o desvalor pela vida humana e personalidade adversa aos conceitos sociais. Urge também destacar a intensidade do dolo dos acusados, que planejaram o homicídio com um atrativo infalível, qual seja, a suposta convulsão ouoverdose do filho da vítima. Não posso deixar de observar ainda a gravidade das consequências do crime perpetrado pelos réus, trazendo evidente sofrimento aos filhos e familiares da vítima”.


Paulo dos Santos e Osmar Lima não poderão recorrer da sentença em liberdade.

Processo nº 583.2008. 005889-5/00

Assessoria de Imprensa TJSP – AS (texto) / DS (foto ilustrativa)

imprensatj@tjsp.jus.br