16 de outubro de 2013

TRT-2 alcança máxima produtividade, conforme pesquisa do CNJ


Na foto, a desembargadora Maria Doralice Novaes (à direita) durante o lançamento do relatório Justiça em Números 

O Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (SP) mais uma vez se destaca no cenário nacional: entre os tribunais trabalhistas de grande porte, foi o único a alcançar a eficiência de 100% de produtividade durante toda a série histórica (2009 a 2012). A informação está baseada no Índice de Produtividade Comparada (IPC-Jus), que leva em consideração o volume de processos, a força de trabalho, as despesas e os resultados de produtividade obtidos. 

O TRT-2 concentra o maior número de magistrados, servidores e insumos, porém é o mais demandado do Brasil. Mesmo com mais carga de trabalho (3.553 processos nas instâncias de 1º e 2º graus, em relação à média nacional de 2.430), julga e baixa o maior número de processos (1.632 e 1.719, respectivamente) em comparação aos outros quatro maiores tribunais trabalhistas do país (RJ, MG, RS e Campinas). 

Essas foram algumas das informações divulgadas no relatório da pesquisa Justiça em Números 2013, do CNJ, cujo evento de lançamento foi realizado nessa terça-feira (15), na sede do TST, em Brasília-DF. 

O estudo é considerado o mais importante panorama global da Justiça Brasileira e é feito todo ano, a partir de dados encaminhados semestralmente pelos tribunais. O perfil de cada tribunal é apresentado a partir dos dados sobre orçamento, recursos humanos, litigiosidade, congestionamento e produtividade, fornecidos pelos próprios tribunais. 

Convidada para o evento – devido aos números grandiosos conquistados pelo TRT-2 nos anos anteriores – a presidente do Regional, desembargadora Maria Doralice Novaes, destacou o desempenho da Justiça do Trabalho durante apresentação do painel Diálogos sobre a eficiência na gestão do Judiciário Federal, que marcou o lançamento da pesquisa. 

A desembargadora ressaltou que a Justiça do Trabalho tem avançado muito em eficiência e produtividade e apresentou as experiências exitosas obtidas pelo Tribunal da 2ª Região. Maria Doralice contou que, ao tomar posse, em 2012, fez questão de conhecer cada unidade do Tribunal para tomar ciência de todas as boas práticas adotadas pela gestão anterior e fazer uma análise de todos os dados estatísticos. 

Com todas essas ações, o resultado não tardou a aparecer. O Tribunal recebeu a avaliação de 100% de eficiência pelo CNJ. “Vim apresentar este painel em função do resultado altamente positivo do TRT-SP. De modo geral, a Justiça do Trabalho tem melhorado muito na sua produtividade e eficiência. Mas ainda temos um logo caminho para que ela se torne eficaz definitivamente. Digamos que, de todas as justiças, a do Trabalho é a que está mais eficaz e produtiva”, declarou.


Fonte e Texto: TRT